domingo, 19 de setembro de 2010

Finalizando o tema!!!

Depois de tudo que estudamos, pesquisamos e criamos... retornamos a pergunta inicial: Quem tem medo de bicho-papão???

Construimos um novo gráfico para comparar com o que foi realizado no inicio do tema.
Chegamos a conclusão que o medo é uma reação de proteção, muito mais do que uma fraqueza. Sentimos medo do que não conhecemos e nossa imaginação sente muito mais medo do que a realidade...

Folclore ao vivo!!!

A turma do Pré II e todos os alunos do 1° ao 5° ano foram prestigiar o “Folguedo do Boi de Mamão”, realizado pela Escola Ribeirão Molha. A dança do Boi de Mamão é originária da região Nordeste do Brasil e envolve música, movimento, decoração colorida e personagens em torno da morte e ressurreição de um boi.

Aprisionamos o Bicho-Papão!

Para dar um jeito no bicho-papão as crianças tiveram que criar uma armadilha para o monstrinho. Cada um escolheu uma imagem de bicho-papão e utilizando o programa kolourpaint criou uma estratégia para aprisioná-lo. Veja algumas produções:

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pesquisando...

Além do Bicho-Papão, as crianças demonstraram, nas conversas diárias, o interesse por outros personagens do folclore brasileiro. O Saci Pererê foi o mais presente. Então lancei o desafio de construirmos um jogo da memória desses personagens. Listamos alguns e através de um bilhete com o nome do personagem, em duplas, foram pesquisar as imagens para montar o jogo. Nada mais convidativo do que a internet para esta procura. Cada dupla ficou responsável por um personagem, teriam que pesquisar a imagem e digitar o nome do personagem no editor de texto. O resultado está aqui, mas o resultado maior aconteceu no processo que cada criança vivenciou!!!
 

Prô Sandra © 2008. Template Design By: SkinCorner