Depois de tudo que estudamos, pesquisamos e criamos... retornamos a pergunta inicial: Quem tem medo de bicho-papão???
domingo, 19 de setembro de 2010
Folclore ao vivo!!!
A turma do Pré II e todos os alunos do 1° ao 5° ano foram prestigiar o “Folguedo do Boi de Mamão”, realizado pela Escola Ribeirão Molha.
A dança do Boi de Mamão é originária da região Nordeste do Brasil e envolve música, movimento, decoração colorida e personagens em torno da morte e ressurreição de um boi.
Aprisionamos o Bicho-Papão!
Para dar um jeito no bicho-papão as crianças tiveram que criar uma armadilha para o monstrinho. Cada um escolheu uma imagem de bicho-papão e utilizando o programa kolourpaint criou uma estratégia para aprisioná-lo. Veja algumas produções:
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Pesquisando...
Além do Bicho-Papão, as crianças demonstraram, nas conversas diárias, o interesse por outros personagens do folclore brasileiro. O Saci Pererê foi o mais presente. Então lancei o desafio de construirmos um jogo da memória desses personagens. Listamos alguns e através de um bilhete com o nome do personagem, em duplas, foram pesquisar as imagens para montar o jogo. Nada mais convidativo do que a internet para esta procura. Cada dupla ficou responsável por um personagem, teriam que pesquisar a imagem e digitar o nome do personagem no editor de texto. O resultado está aqui, mas o resultado maior aconteceu no processo que cada criança vivenciou!!!
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
A participação dos Pais no tema
Lancei um desafio para as crianças e pais: teriam que construir um bicho-papão utilizando sucata. Com imaginação e criatividade as produções ficaram maravilhosas. A exposição dos "monstros", chamou atenção até dos que não tem mais medo de bicho-papão...
Filme: Monstros e S.A
Inclui no planejamento um momento para utilizar o vídeo como estratégia. Como as crianças adoram desenho, optei pelo DVD: Monstros S.A.
Em seguida discutimos sobre a intenção da história, personagens principais e fizemos um registro através de desenho. Aqui estão alguns registros feitos pelos alunos do PRÉ II - 04.
Outras atividades decorrentes deste filme:
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Diversão e aprendizagem no ATE
No ATE, com auxílio dos monitores, utilizamos um jogo com o título: Quem tem medo do bicho-papão?
Nessa série de joguinhos é possível enfrentar vários bichos. O primeiro é a Cuca! Nesse jogo é preciso encontrar todos os pares iguais para provar que você não tem medo da Cuca. O segundo bicho é o Papa-Figo. Nos jogos, será necessário montar luminárias, vela e lanterna e acender a luz antes dele te pegar. O Tutu Marambá é o próximo bicho. Nesse jogo é preciso abrir vários quadrados com o cuidado de não pegar aqueles onde estão escondidos os três papões (o Tutu, a Cuca e o Papa-Figo). O último bicho é o Mão de Cabelo. Para ganhar esse jogo, a criança deve percorrer o caminho até a chegada, cuidando para não topar com os bichos famintos pelo meio do caminho. Se você passar por tudo isso prova que não tem medo de Bicho Papão!
As crianças me surpreenderam. Sem muitas explicações interagiram com o jogo demonstrando autonomia e total segurança do que estavam realizando.
Este jogo está disponível no site: http://www.sescsp.org.br/sesc/convivencia/curumim/mitos/bicho.htm
Encantando através do Livro
Outra atividade, decorrente do tema, foi a contação da história: Bicho-Papão pra gente pequena, Bicho-Papão pra gente grande (Autora: Sônia Travassos)
Em seguida cada criança retratou, através de desenho, um bicho-papão criado pela sua imaginação... o que não faltou foi criatividade!
Outra opção de leitura:
QUEM TEM MEDO DE BICHO-PAPÃO?
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
Alguns personagens do folclore encantam as crianças, por serem desconhecidos e até mesmo temido por seus poderes... Um desses personagens é o bicho-papão. Escolhi este personagem porque não podemos padronizá-lo, pois é uma criatura única, sua imagem é criada a partir do que mais temos medo.
Iniciei o tema reunindo as crianças para uma conversa. Nessa conversa instiguei que relatassem situações em que ouviram falar em bicho-papão.
Registramos, através de um gráfico, quem tinha medo de bicho-papão e quem não.
Obs.: Durante a construção do gráfico alguns demonstravam “vergonha” em admitir o medo. Então reforcei que “corajoso é aquele que admite ter medo”.
As crianças recortaram e colaram os quadradinhos e numeraram o gráfico.
domingo, 18 de julho de 2010
Poesia: Brinquedos
Este vídeo foi criado através de desenhos que representavam o conteúdo da poesia Brinquedos. Os desenhos foram criados por alguns alunos do Pré II-02, utilizando o programa kolour paint. O audio é a voz do aluno Martin, que declamou está poesia no concurso que ocorreu em nossa escola.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Poesia: Passarinho Fofoqueiro
Este vídeo é a representação da poesia Passarinho Fofoqueiro. Cada criança teve que imaginar e criar um passarinho. Os desenhos foram criados pelos alunos do Pré II - 04, utilizando o programa Kolour Paint. O audio é a voz do aluno Lucas, que declamou esta poesia no concurso que ocorreu em nossa escola.
domingo, 13 de junho de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
domingo, 23 de maio de 2010
Primeira Etapa
Estou participando do curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs. Nesta primeira etapa fizemos leitura de dois textos: “Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” e “Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade”. Através destas leituras partipamos de um forum com contribuição de todos os participantes desta turma. Adorei ter participado e também ter voltado a produção escrita, pois acredito que foi minha maior dificuldade.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
O começo!!!
Estou extremamente feliz de poder compartilhar um pouco de minhas experiências e participar deste fascinante mundo virtual.
Assinar:
Postagens (Atom)